Celebrando a fé longe da folia
Celebrando a fé longe da folia

O Carnaval será festejado de modo diferente pela comunidade católica local. Enquanto os cordões de blocos se esparramam pelas ruas da cidade, muitos fiéis, jovens em sua maioria, estarão em um outro tipo de celebração, que tem na fé sua principal motivação e que vai reunir membros das nove paróquias que fazem parte da Diocese de Marabá.

A Renovação Carismática Católica (RCC), que este ano comemora 50 anos de fundação, promove a partir deste sábado (25) e até a terça-feira (28) o XXVII Restaurai-vos: Carnaval com Cristo. O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo Manuel Paulino Alves (o Dequinha), no Bairro Laranjeiras, núcleo Cidade Nova.

O Restaurai-vos tem como objetivo semear a cultura de pentecostes para que os fiéis sejam canal da graça [de Deus] para a igreja e para o mundo. Nesta edição, o tema “Meu espírito exulta de alegria”, baseado no Livro de Lucas, capítulo 1, versículo 47, faz alusão ao ano Mariano. “Esse tema vem está relacionado ao ano Mariano, que o Papa instituiu como o ano dedicado a Maria, em referência aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida”, explicou Leidiane Souza, membro da organização do evento.

São muitas opções para quem procura um novo olhar sobre o carnaval e principalmente momentos marcantes de encontro com Deus. A programação contará com oração do terço Mariano, pregações carismáticas, adoração ao Santíssimo Sacramento, louvor e vários momentos de festa para a juventude.

Euclides Machado, membro da organização, falou da aceitação do encontro pela comunidade católica. “Nós recebemos pessoas de todas as pastorais, apostolado da oração, catequese, e eles comparecem em massa. Esse é o momento de unirmos as paroquias e movimentos católicos para falarmos do amor de Cristo”, afirmou.

Alternativa

O retiro reúne milhares de fiéis e proporciona uma opção diferente no período do carnaval. “A gente sabe que as pessoas procuraram uma alegria que às vezes é passageira, ilusória, momentânea, durando apenas uma noite. Esse é o momento para uma pausa restauradora, nossa preparação também para a Quaresma”, disse um dos membros da coordenação, Irmão Agostinho. 

A taxa de inscrição para quem quiser participar do retiro é de R$30 reais. A organização explica que a arrecadação dessa taxa é para oferecer  alimentação aos participantes do retiro. Padre Ademir Gramelik disse que a expectativa é de que o retiro reúna cerca de 600 fiéis. “Muita gente, porém, vai ao Restaurai-vos para passar um dia ou algumas horas, por isso o número de participantes pode ser bem maior”, acrescenta.

Programação

Os organizadores contaram que na quinta-feira (23) haverá uma equipe em frente ao shopping Pátio Marabá dando informações e fazendo inscrição para o evento. Antes do retiro vão acontecer duas carretadas, como forma de convite para os fiéis, uma na sexta-feira (24), às 16 horas, com saída da Catedral Nossa Senhora Do Perpetuo Socorro, no Bairro Marabá Pioneira. E uma no sábado (25), às 8 horas, com saída da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Bairro Novo Horizonte.

Os organizadores estão abertos a apoio financeiro e em mão de obra para os quatro dias de evento e quem tiver interesse em ajudar deve procurar a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré ou fazer contato pelo telefone 99123-6213. 

(Larissa Rocha)



Caro usuário. Só serão liberados os comentários com nome e sobrenome, assim como o endereço de e-mail. O portal também não aceita xingamento, piadas e trocadilhos com nomes de pessoas ou caracteres ofensivos. Seja responsável ao opinar e a sua opinião terá mais valor.

LEIA TAMBÉM
Marabá bate recorde  comercial em janeiro

Negócios de gringo

Marabá bate recorde comercial em janeiro

Produção de cobre cresceu 75% em relação a janeiro do ano passado e município é o 10º mais importante do país.

Chuva invade casas e inunda ruas

Alagamentos

Chuva invade casas e inunda ruas

O Bairro Laranjeiras foi um dos locais mais prejudicados pelas chuvas do fim de semana.

GRUPO CORREIO
94 99135-0101
Envie seu conteúdo pelo WhatsApp do Correio news.
EDIÇÃO DIGITAL
Edição 3.083 de 21 e 23 de Janeiro de 2017